Filosofia a consideração racional, abstrata e metódica da realidade como um todo ou de dimensões fundamentais da existência e experiência humana.
Filosofia é o estudo de questões gerais e fundamentais sobre existência, conhecimento, valores, razão, mente e linguagem. Essas questões são freqüentemente colocadas como problemas a serem estudados ou resolvidos.
A filosofia freqüentemente se preocupa com as questões mais gerais sobre a natureza das coisas: Qual é a natureza da beleza? O que é ter conhecimento genuíno? O que torna uma ação virtuosa ou uma afirmação verdadeira? Essas questões podem ser feitas com respeito a muitos domínios específicos, com o resultado de que existem campos inteiros dedicados à filosofia da arte (estética), à filosofia da ciência, à ética, à epistemologia (a teoria do conhecimento) e à metafísica.
A aquisição do conhecimento envolve processos cognitivos complexos: percepção, comunicação e raciocínio, ao passo que o conhecimento também está relacionado à capacidade de reconhecimento no ser humano.
O termo foi cunhado por Pitágoras (570-495). Os métodos filosóficos compreendem conversação crítica, questionamento, argumento racional e demonstração.
A filosofia da ciência investiga o conhecimento científico e a prática científica. Trata-se de saber, entre outras coisas, como as teorias científicas são desenvolvidas, avaliadas e alteradas, e se a ciência é capaz de revelar a verdade das entidades "ocultas" e dos processos da natureza. As várias proposições básicas que permitem a construção da ciência são filosóficas.
Filosofia da mente, reflexão sobre a natureza dos fenômenos mentais e especialmente sobre a relação da mente com o corpo e com o resto do mundo físico.